Imaginar que os consumidores poderiam planejar, criar e executar campanhas publicitárias, a bem pouco tempo atrás, seria motivo de risos por profissionais de comunicação. Porém, assim como aprendemos a nos adaptar as convergências das mídas, com seus novos formatos e estruturas de apoio comercial, vimos que com o passar dos anos os consumidores se tornaram céticos e politicamente atuantes, em relação aos anúncios abusivos e enganosos.
O novo consumidor do século XXI não espera mais a informação, ele a cria. Qualidade e vantagens não são mais diferenciais apresentados pelos bens de consumo, e sim, uma exigência.
A publicidade e a propaganda está observando esses indivíduos bem de perto. E, propõe que eles planejem e desenvolvam novos conceitos para as campanhas publicitárias e interajam com elas, de acordo com os seus interesses, necessidades e desejos de consumo, gerando assim, uma melhor situação de custo-benefício. As campanhas JC Pá Pum, Nescau 2.0, Twix, Pitú e Brilux demonstram com precisão toda essa mudança de comportamento.
Portanto, não se assustem se de hoje em diante o nome de parentes, amigos, vizinhos e demais conhecidos estiverem presentes nas criações e produções de campanhas publicitárias de sucesso. Afinal, se antes a "coisa" estava distante de nós, na atualidade, tudo acontece bem próximo da nossa realidade.
Fernando Santana
E é muito bom, Fernando, os consumidores estarem mais atentos a isso e com vontade de participar e interagir com as campanhas. Acredito que seja um ponto positivo até para vocês profissinais que tiveram oportunidade de ter um feedback mais rápido, e melhor: de um consumidor diferenciado, mais informado e crítico! Isso ajuda os profissionais de comunicação, incentiva a criação novas ideias ainda mais ousadas, que superem as anteriores. Interagir de maneira direta com o consumidor é uma boa opção para otimizar os resultados.
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