A revolução digital, a evolução das mídias juntamente com as mudanças radicais nas estruturas da web, têm causado uma verdadeira metamorfose na forma como os consumidores compreendem as mensagens, consomem as mídias, adquirem os seus bens de consumo, assim como também, a maneira como são desenvolvidas e produzidas as campanhas publicitárias offline e online.
A rotina de trabalho de diversos profissionais de comunicação e marketing tem passado por transformações diárias, assim como, novas tecnologias e mecanismos estão sendo criados e incutidos no cotidiano desses consumidores, diversas táticas e estratégias que busquem atingir os indivíduos de forma segmentada, utilizando de ferramentas como MSN, Orkut, YouTube, Second Life, games, podcastings etc. estão sendo desenvolvidos por esses profissionais.
Porém, não são todos os indivíduos que conseguem acompanhar esses avanços e, sobretudo, utilizar dos diversos recursos tecnológicos, tais como notebooks, iPods, MP11, navegadores GPS, PDAs, entre tantos outros. Pois bem, nomeamos essas pessoas de "imigrantes digitais". São imigrantes digitais por que passaram por diferentes criações e implantações tecnológicas, ao longo de suas vidas, muitos acompanharam a transição do disco de vinil para a fita cassete e, logo após o CD Player, a evolução das câmeras analógicas para as digitais, do telefone a manivela, em seguida, os de ficha até chegar os telefones com cartões, depois os sem fio e, posteriormente os celulares etc.. Muitos pais, tios e até avós tentam se interar dessas ferramentas tecnológicas, no entanto, não são todos que conseguem se adaptar ao uso desses implementos, todavia, buscam através de cursos e ensinamentos de filhos e netos aprenderem a manusear tais aparelhos.
Em contrapartida, os "nativos digitais" dão um show em termos de conhecimento e capacidade de dominar tais dispositivos tecnológicos. São nativos digitais por que já nasceram numa sociedade repleta de recursos, mecanismos e estruturas que lhes proporcionam a influência e a prática no manuseio de vários acessórios de última geração e, buscam através da Internet e demais plataformas de comunicação e entretenimento, colher as informações, dados e conteúdos que desejam para suprir todas as suas necessidades, visando o seu desenvolvimento e crescimento pessoal. Através dos seus hábitos e comportamentos ditam tendências, estilos e linguagens que sejam condizentes ao que propõem.
Com isso, vemos a importância que a Web 2.0 atrelada ao conjunto dos mais distintos recursos que a publicidade desenvolve como frutos de suas propagandas, podem integrar e, em contrapartida, ultra-segmentar os targets de suas campanhas. Visto que, tantos os imigrantes quanto os nativos digitais possuem um grande poder de consumo, no entanto, cabe aos profissionais de comunicação e de marketing juntamente com os anunciantes entenderem que os seus bens de consumo atingem os diversos públicos, com classes sociais, hábitos de consumo, idades, perfis e razões distintas. E, que não podem elaborar, muito menos, direcionar uma mesma campanha para os diferentes targets.
Fernando Santana