quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Web 2.0: Reviravolta nos hábitos e comportamentos dos consumidores


A publicidade 2.0 tem o dever de transmitir linguagens, dados e informações de forma mais dinâmica e intuitiva, onde os internautas reajam positivamente ao conjunto de ferramentas e plataformas vigentes na web. Tendo em vista, que os novos consumidores já nasceram neste ambiente de tecnologias, desenvolvimentos e convergência de mídias e, feliz ou infelizmente, não encontram mais tantas barreiras e dificuldades para esclarecer suas idéias e conceitos. Com isso, os paradigmas estão sendo quebrados a cada dia, e cabe aos publicitários juntamente com os anunciantes produzirem novas campanhas online e/ou offlinenas quais divulguem e manifestem tendências, e principalmente, mudanças de comportamento nos indivíduos, condizentes a evolução vivenciada. Afinal, essas pessoas estão saturadas da forma como são transmitidos os conteúdos e notícias e, por isso, primam por mais dinamismo e rapidez nas ações.


Os novos consumidores, já não possuem os mesmos hábitos de antes, pois, até as marcas que consomem, não correspondem as que seus pais e demais familiares utilizavam, ou seja, em dialeto publicitário, não são mais tão leais e muito menos fiéis aos bens de consumo.


Por fim, a publicidade 2.0 se faz superior em relação ao modelo anterior, devido a capacidade que o internauta tem de interagir com os produtos ou serviços, relatando seu grau de satisfação ou desaprovação em relação aos bens. Isso, por sua vez, acaba gerando um ambiente colaborativo, onde os internautas se unem a fim de esclarecer e propagar todo o seu relacionamento e experiência com determinada marca, gerando uma postura mais sólida entre anunciantes e consumidores, dando início a uma relação transparente e construtiva.

 

Fernando Santana

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Dança" das mídias.


Há pouco tempo atrás, algumas agências e anunciantes do país não se preocupavam tanto em utilizar as ferramentas, estruturas e formas de mensuração que a rede mundial de computadores poderia lhes oferecer. 

Na atualidade, falar de publicidade online se tornou muito mais prático, dinâmico e funcional. Pois, com a mudança no perfil comportamental desses novos consumidores, as empresas, agências, veículos e outros diversos meios de comunicação estão tendo que modificar pouco a pouco o formato de suas campanhas, ou seja, trazem para os seus mais distintos targets as melhores mensagens, produtos, serviços e marcas, a fim de satisfazer as suas necessidades e anseios.

Com isso, as campanhas publicitárias offline estão sendo cada vez mais planejadas, criadas e incorporadas no ambiente online. Pois, se antes tinhamos produções visando atingir apenas os espectadores que consumiam TV, rádio, revista, jornal etc., hoje, o foco dos diretores de arte, redatores e tantos outros profissionais das agências tem sido desviado, buscando algo que atenda aos interesses e satisfações de sua demanda. 

Portanto, com a internet 2.0 os clientes desejam um tipo de formato one to one, no qual possa alcançá-los de maneira pessoal, interativa, e que as campanhas sejam menos agressivas em suas imagens, textos e intenções.

Por fim, a web transmite para os seus consumidores plenas condições de produzir, implantar e divulgar todos os fatos que acham pertinentes em seu dia-a-dia, por isso, que no século XXI cada acontecimento gera mídia.


Fernando Santana