quinta-feira, 26 de março de 2009

As marcas da crise


Temos que nos preparar para as consequências trazidas pela crise monetária mundial, e com elas sua falta de investimentos, demissões e outros diversos implementos nas empresas. 


Até essa maré passar, muitas coisas vão acontecer. Enquanto isso, as marcas, principalmente as grandes, estão perdendo boa parte das suas economias de anos, a fim de manter o piso salarial dos seus funcionários, além dos padrões adotados em épocas mais rentáveis.


Todavia, o decréscimo não ocorreu com todas, mas enxugou os gastos e investimentos de muitas delas. As empresas que estão conseguindo se manter perante esse déficit financeiro são justamente aquelas que possuem uma base econômica; trabalhadores que aceitaram reduzir seus salários em troca de continuar na ativa; e mesmo assim, estão se sujeitando as diversas mudanças em seus contratos publicitários, a fim de prosseguirem com campanhas e exposições no mercado.


Se segurem, por que o pior ainda estar por vir. A crise não será apenas uma "marolinha" como expôs o presidente Lula. Aliás, trabalhos voluntários, baixa nos salários, redução no número de horas de trabalho, entre tantos outros fatores fará parte da realidade não apenas dos brasileiros, mas de pessoas do mundo inteiro.







Fernando Santana



terça-feira, 24 de março de 2009

O brinquedinho chamado Orkut


Muitos a princípio não acreditavam no potencial do Orkut, no entanto, atualmente, é considerado pelos internautas um dos maiores fenômenos das redes socias no mundo, principalmente pelos brasileiros. Esse é mais um dos diversos mecanismos ligados a marca Google, sua estrutura online vem atraindo diariamente milhares de usuários para que possam desfrutar de suas ferramentas.


Essa rede social tem como finalidade integrar os indivíduos numa proposta de criar amizades e cultivar relacionamentos. Os seus usuários interagem entre os demais por meio de comunidades, nelas  possuem pessoas com interesses, afinidades e comportamentos parecidos.


Este ano a plataforma de entretenimento celebrou seu aniversário de cinco anos no Brasil, para isso, redesenhou sua marca como forma de homenagear o marco. Toda essa comemoração não é pra menos, pois os números de acesso saltaram de 23 milhões para 35 milhões no último ano.


Com todo esse crescimento, lógico que sua plataforma não poderia ficar longe da mira dos publicitários. Em tempos de revolução digital, e com ela, a transformação dos conceitos e as mudanças nos comportamentos dos seus consumidores, o Orkut tornou-se uma mídia certa para a criação de estratégias e táticas publicitárias. 


A junção da publicidade com a Web 2.0 gerou uma maior interatividade entre as informações, conteúdos e dados presentes nesse "bolo" digital através da participação dos usuários. 


Vale a pena conferir um pouco do seminário voltado ao desenvolvimento e a comercialização de anúncios no Orkut. E, serve para que possamos criar um paralelo na forma de entender o sistema, por que como publicitários podemos enxergar uma excelente oportunidade de mídia, porém, se analisarmos quanto usuários dessa plataforma, vemos que as nossas vidas são tratadas como meros produtos, dando a percepção e a clareza de que somos monitorados diariamente.



Fernando Santana