terça-feira, 24 de março de 2009

O brinquedinho chamado Orkut


Muitos a princípio não acreditavam no potencial do Orkut, no entanto, atualmente, é considerado pelos internautas um dos maiores fenômenos das redes socias no mundo, principalmente pelos brasileiros. Esse é mais um dos diversos mecanismos ligados a marca Google, sua estrutura online vem atraindo diariamente milhares de usuários para que possam desfrutar de suas ferramentas.


Essa rede social tem como finalidade integrar os indivíduos numa proposta de criar amizades e cultivar relacionamentos. Os seus usuários interagem entre os demais por meio de comunidades, nelas  possuem pessoas com interesses, afinidades e comportamentos parecidos.


Este ano a plataforma de entretenimento celebrou seu aniversário de cinco anos no Brasil, para isso, redesenhou sua marca como forma de homenagear o marco. Toda essa comemoração não é pra menos, pois os números de acesso saltaram de 23 milhões para 35 milhões no último ano.


Com todo esse crescimento, lógico que sua plataforma não poderia ficar longe da mira dos publicitários. Em tempos de revolução digital, e com ela, a transformação dos conceitos e as mudanças nos comportamentos dos seus consumidores, o Orkut tornou-se uma mídia certa para a criação de estratégias e táticas publicitárias. 


A junção da publicidade com a Web 2.0 gerou uma maior interatividade entre as informações, conteúdos e dados presentes nesse "bolo" digital através da participação dos usuários. 


Vale a pena conferir um pouco do seminário voltado ao desenvolvimento e a comercialização de anúncios no Orkut. E, serve para que possamos criar um paralelo na forma de entender o sistema, por que como publicitários podemos enxergar uma excelente oportunidade de mídia, porém, se analisarmos quanto usuários dessa plataforma, vemos que as nossas vidas são tratadas como meros produtos, dando a percepção e a clareza de que somos monitorados diariamente.



Fernando Santana

Um comentário:

  1. Somos monitorados não só pela publicidade que, sem que a gente perceba, entra na nossa mente, mas pelos próprios usuários, que utilizam a mídia para reencontrar velhos amigos e mais ainda para saber da vida dos inimigos.

    É importante se aproveitar do que essa rede oferece de bom, tanto como usuário quanto como profissional.

    ResponderExcluir