quinta-feira, 5 de março de 2009

Criatividade nas ruas


Usar e abusar da criatividade é a finalidade de toda e qualquer campanha publicitária, isso nem precisa ser publicitário pra saber. No entanto, profissionais em todo o mundo passam dias e noites desenvolvendo idéias e táticas para que possuam o máximo de pertinência e clareza em suas mensagens, visando a fácil assimilação dos consumidores.


Diante dos diversos avanços tecnológicos, nos quais melhoraram a implementação e o uso de recursos nas criações e produções de campanhas; da abertura de certas barreiras  a favor da publicidade e da propaganda; e por fim, da saturação pelo público de alguns meios de comunicação, como: jornal, outdoor, cartaz, revista, TV e rádio, milhares de estratégias de marketing e de comunicação estão sendo aplicadas em mídias não convencionais, buscando aproximar e provocar interação entre as marcas e os seus consumidores. Nisso locais como banheiros, shoppings - 1, 2 e 3, aviões, automóveis, estabelecimentos, prédios, ruas - 1 e 2estacionamentos, mousepads e demais ambientes inusitados, são utilizados diariamente nas divulgações de peças, conceitos e ações promocionais.


A busca pelo "conceito diferencial" dos anúncios e atitudes que estimulem o contato com as marcas podem até custar caro, todavia, traz um excelente retorno financeiro para os anunciantes.


Fernando Santana

terça-feira, 3 de março de 2009

A publicidade no universo 3D


As diversas ferramentas em 3D estão viabilizando diariamente o trabalho e a performance de milhares de profissionais em todo o mundo, ajudando a dar maior sentido e visibilidade aos diferentes projetos, com aplicação de alguns desses formatos: realidade misturada, hiper-realidade, interfaces tangíveis, multimídia, ambientes colaborativos, mas sobretudo, o de realidade aumentada. Na verdade, tudo isso é empregado com o interesse de facilitar determinados tipos de ensinos, treinamentos, jobs publicitários etc., tornando-os mais dinâmicos e interativos.

O conceito 3D aliado aos conteúdos, diferenciais e princípios da publicidade tem sido utilizado por diversas agências, a fim de atender as novas necessidades e desejos dos consumidores, e também, dos anunciantes.

A realidade aumentada, possue alguns recursos nos quais permitem que os indivíduos desenvolvam metologias de ensino e projetos, cujos interesses dêem a possibilidade de recriar condições e determinadas sensações do universo real, interligando conceitos da realidade com o mundo virtual. 

Para que isso se torne viável, profissionais recriam tais recursos de forma tridimensional, desenvolvidos através de computadores, nos quais possibilitam a capacidade de remodelar técnicas e tecnologias capazes de impactar o espectador com trabalhos impressionantes. E,  partindo dessa inciativa algumas empresas têm aproveitado tais mecanismos para criar belas peças e campanhas publicitárias, a exemplo das marcas: FantaFord Ká e BMW

Em todo o caso, nota-se que a junção entre as propriedades da publicidade e do universo 3D têm ajudado a reformular conceitos, estilos, estratégias, táticas e objetivos utilizados por alguns publicitários e marqueteiros, diante das táticas e estratégias para os seus clientes.  Com isso, vemos uma crescente por parte dos anunciantes na aplicação dessas diversas ferramentas da Web 2.0 em suas campanhas publicitárias, que cada vez mais nos fornece multiplataformas capazes de criar ou recriar posicionamentos mais modernos e dinâmicos para as suas respectivas marcas.


Fernando Santana