Usar e abusar da criatividade é a finalidade de toda e qualquer campanha publicitária, isso nem precisa ser publicitário pra saber. No entanto, profissionais em todo o mundo passam dias e noites desenvolvendo idéias e táticas para que possuam o máximo de pertinência e clareza em suas mensagens, visando a fácil assimilação dos consumidores.
Diante dos diversos avanços tecnológicos, nos quais melhoraram a implementação e o uso de recursos nas criações e produções de campanhas; da abertura de certas barreiras a favor da publicidade e da propaganda; e por fim, da saturação pelo público de alguns meios de comunicação, como: jornal, outdoor, cartaz, revista, TV e rádio, milhares de estratégias de marketing e de comunicação estão sendo aplicadas em mídias não convencionais, buscando aproximar e provocar interação entre as marcas e os seus consumidores. Nisso locais como banheiros, shoppings - 1, 2 e 3, aviões, automóveis, estabelecimentos, prédios, ruas - 1 e 2, estacionamentos, mousepads e demais ambientes inusitados, são utilizados diariamente nas divulgações de peças, conceitos e ações promocionais.
A busca pelo "conceito diferencial" dos anúncios e atitudes que estimulem o contato com as marcas podem até custar caro, todavia, traz um excelente retorno financeiro para os anunciantes.
Fernando Santana