Usar e abusar da criatividade é a finalidade de toda e qualquer campanha publicitária, isso nem precisa ser publicitário pra saber. No entanto, profissionais em todo o mundo passam dias e noites desenvolvendo idéias e táticas para que possuam o máximo de pertinência e clareza em suas mensagens, visando a fácil assimilação dos consumidores.
Diante dos diversos avanços tecnológicos, nos quais melhoraram a implementação e o uso de recursos nas criações e produções de campanhas; da abertura de certas barreiras a favor da publicidade e da propaganda; e por fim, da saturação pelo público de alguns meios de comunicação, como: jornal, outdoor, cartaz, revista, TV e rádio, milhares de estratégias de marketing e de comunicação estão sendo aplicadas em mídias não convencionais, buscando aproximar e provocar interação entre as marcas e os seus consumidores. Nisso locais como banheiros, shoppings - 1, 2 e 3, aviões, automóveis, estabelecimentos, prédios, ruas - 1 e 2, estacionamentos, mousepads e demais ambientes inusitados, são utilizados diariamente nas divulgações de peças, conceitos e ações promocionais.
A busca pelo "conceito diferencial" dos anúncios e atitudes que estimulem o contato com as marcas podem até custar caro, todavia, traz um excelente retorno financeiro para os anunciantes.
Fernando Santana
Muito bom o texto. Curtinho sem deixar de ter um bom conteúdo e gostoso de se ler!
ResponderExcluirSobre o assunto, a maneira que vocês, publicitários, encontram para superar o desafio de chamar atenção dos consumidores de maneira rápida e simples é extraordinária! Um segmento lá da empresa está entrando com uma campanha dentro dos bares e restaurantes da cidade e estão utilizando até mesmo as bolachas de chopp para fazer divulgação. Um gasto pequeno relativamente pequeno para o retorno que vai dar, pois todos param para olhar o que tem escrito nas bolachas!
Chamar atenção do consumidor em determinadas situações já é um desafio, chamar atenção dele de forma que não 'force a barra', de maneira barata e prática é, acima de tudo, resultado de muita competencia!
Dá prazer pesquisar e repassar as informações mais relevantes do universo da publicidade, porém, tudo isso só é possível devido ao interesse de cada um dos visitantes desse blog.
ResponderExcluirContinue participando dessa rede social, e caso queira propor algum tema fique à vontade.
Acho que não nos damos conta do tamanho de informações publicitárias que recebemos ao decorrer de um único dia. no geral, pensamos que publicidade está apenas em grandes mídias, mas ela pode ser inserida em qualquer obejto. Extraordinário ese poder da comunicação ( especialemtne da publicidade) de muitas vezes exercer sua influencia de forma quase imperceptivel.
ResponderExcluirParabéns pelo texto e pelo ótimo blog :)
O melhor é que quando a publicidade se "veste", digamos assim, de ambientes do cotidiano desperta interesse e interage com os indivíduos, provocando uma ação, experiência e contato com a marca.
ResponderExcluirOs bombardeios de mensagens publicitárias são constantes no dia-a-dia da população, seja, por meio de panfletos, placas de lojas, cartazes, comerciais de TV, rádio etc., enfim, esse é um bom tema a ser abordado aqui no Vira e Mexe na Publicidade.
Acredito que o grande desafio da publicidade, ou melhor dos profissionais da área, seja criar "técnicas" para chamar atenção do seu público, este "saturado", de um turbilhão de informações a cada click na web, a cada sintonia de rádio, a cada página folheada no jornal, revista, etc. Esse sem dúvida é um desafio dos grandes, porém, pode ser delicioso descobrir um leque de oportunidades no inusitado, no óbvio e no inesperado. E parabéns pelo blog, uma leitura leve e atualizada!
ResponderExcluir