O YouTube, atualmente, é considerado por muitos dos seus usuários e alguns críticos, pesquisadores e estudiosos da área de web como uma das maiores estruturas capazes de reproduzir vídeo, imagem e som na internet. Seja em baixa ou alta definição, o indivíduo conseguirá ouvir ou visualizar o que procura.
Através dessa multiplataforma os internautas têm acesso aos mais diferentes conteúdos, informações e publicações, ora pessoais, ora puramente comerciais. Afinal, as agências de publicidade juntamente com os seus anunciantes estão super conectados a essa mídia interativa, e enxergam essa plataforma como um grande meio de comunicação muito mais rentável, em termos de custo e retorno financeiro, e principalmente, capaz de atingir de forma direta o target de cada produto ou serviço.
Diversas campanhas publicitárias são inseridas no YouTube todos os dias, inclusive cases de sucesso produzidos pela Leo Burnett, tais como os novos comerciais do Fiat Linea T-Jet, com a participação especial de Michael Schumacher, a campanha comemorativa da Pirelli, referente aos 80 anos da empresa no Brasil, campanhas do Instituto Akatu contra o desperdício de alimentos, dentre outras. Logo abaixo desses vídeos os internautas deixam os seus comentários, bons ou ruins, a respeito do que acham sobre o produto, campanha, idéia etc..
No entanto, o YouTube não possui caráter publicitário, até pode ser usado para publicar algumas peças ou campanhas, mas, a sua intenção é transmitir aos seus usuários todos os dados, conteúdos e tendências da atualidade e também de várias épocas, interligando as diversas gerações em um só universo informativo, por meio de sua plataforma sonora e visual.
Fernando Santana