quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O poder do YouTube


YouTube, atualmente, é considerado por muitos dos seus usuários e alguns críticos, pesquisadores e estudiosos da área de web como uma das maiores estruturas capazes de reproduzir vídeo, imagem e som na internet. Seja em baixa ou alta definição, o indivíduo conseguirá ouvir ou visualizar o que procura.

Através dessa multiplataforma os internautas têm acesso aos mais diferentes conteúdos, informações e publicações, ora pessoais, ora puramente comerciais. Afinal, as agências de publicidade juntamente com os seus anunciantes estão super conectados a essa mídia interativa, e enxergam essa plataforma como um grande meio de comunicação muito mais rentável, em termos de custo e retorno financeiro, e principalmente, capaz de atingir de forma direta o target de cada produto ou serviço.

Diversas campanhas publicitárias são inseridas no YouTube todos os dias, inclusive cases de sucesso produzidos pela Leo Burnett, tais como os novos comerciais do Fiat Linea T-Jet, com a participação especial de Michael Schumacher, a campanha comemorativa da Pirelli, referente aos 80 anos da empresa no Brasil, campanhas do Instituto Akatu contra o desperdício de alimentos, dentre outras. Logo abaixo desses vídeos os internautas deixam os seus comentários, bons ou ruins, a respeito do que acham sobre o produto, campanha, idéia etc..

No entanto, o YouTube não possui caráter publicitário, até pode ser usado para publicar algumas peças ou campanhas, mas, a sua intenção é transmitir aos seus usuários todos os dados, conteúdos e tendências da atualidade e também de várias épocas, interligando as diversas gerações em um só universo informativo, por meio de sua plataforma sonora e visual.


Fernando Santana

Um comentário:

  1. Não possui carater publicitário, mas é muito utilizado para tal fim de maneira direta, ou não. Quantos vídeos que são postados no YouTube não concorrem prêmios (o do quadrado, por exemplo) nacionais e são incentivados pela própria mídia. A partir do momento que um filminho desse está na telinha, todos querem assistir, logo: a hora do intervalo desse programa fica mais cara. Hoje, todos sabemos, TUDO pode ser utilizado para atingir um target. Na realidade, tudo pode virar publicidade quando está em "boas" mãos!

    ResponderExcluir