Os pequenos, médios e grandes anunciantes estão se rendendo cada vez mais aos atributos e vantagens da publicidade e da propaganda, offline e online, visando melhorar a lucratividade dos seus empreendimentos.
Para isso, diversos espaços associados as suas marcas são criados todos os dias, a fim de aproximá-las dos seus diferentes consumidores. Grandes empresas como Havaianas, Nike, Adidas e HP desenvolvem verdadeiros ambientes, sejam físicos - em suas lojas, quiosques e eventos promocionais - ou vituais, com sites, canais de vendas, blogs e outras redes sociais. Neles, seus clientes podem costumizar produtos, saber todas as tendências, estilos, benefícios e, principalmente, dar opiniões a respeito dos respectivos bens de consumo.
A marca Havaianas acaba de lançar a sua primeira loja-conceito em São Paulo, onde seus produtos têm exclusividade no espaço. Acreditando ser uma tendência do mercado, os empreendores investem cada vez mais nesse conceito de brand experience. A Nike Sportswear, HP Store e Adidas Factory Outlet são outros exemplos de ambientes altamente sofisticados, que visam atender todas as necessidades e anseios do seu target.
É importante destacar o amplo relacionamento que os grandes anunciantes buscam com esses novos consumidores do século XXI, criando ambientes, formatos e estruturas, nas quais os clientes interagem com as marcas, resultando em boas experiências com o produto. Por fim, atreladas a esses conceitos, diversas ferramentas da Web 2.0 têm sido incorporadas diariamente ao universo da publicidade, o que dá aos anunciantes uma maior interatividade e aceitação de suas peças, estruturas e campanhas publicitárias diante do seu público-alvo.
Fernando Santana