terça-feira, 31 de março de 2009

Quando não vai ao ar


Diversas campanhas publicitárias são planejadas, criadas, aprovadas por seus anunciantes, mas quando são lançadas no ar ficam retidas pelos órgãos responsáveis por penalizar as publicidades abusiva, ofensiva ou enganosa.

Aqui no Brasil, o CONAR é quem monitora e responde por todo o processo de veiculação das campanhas, punindo aqueles anúncios que ousarem desobedecer suas normas. Apesar da rígida atuação dessa entidade, ainda existem agências de publicidade, anunciantes e veículos de comunicação que insistem com esse tipo de prática.

Não importa o trabaho empregado no projeto, verba paga, muito menos a compra de mídia para a execução da campanha, caso tenha algum erro ou cause danos aos consumidores serão proibidas de continurem no ar. E, podemos citar as seguintes campanhas: Nike , Pepsi , Schin , Axe 1 e 2 , Tintas Suvinil e Friesche Vlag .

Por isso, devemos antes de qualquer inserção do projeto em suas respectivas mídias analisar todo o processo criativo, observando minuciosamente todos os detalhes. Com a finalidade de que a peça ou campanha atenda aos requisitos do Conar, e sobretudo, corresponda aos interesses dos consumidores.


Fernando Santana