Em tempos de turbulências nos investimentos publicitários, muitos anunciantes estão migrando suas verbas do offline para o online, visando se manter na mídia e interagir diretamente com os seus consumidores.
A preocupação com o constante aumento da publicidade na web tem originado o surgimento de diversas agências online. Aquelas que já estão no mercado há anos continuam crescendo diante desse ambiente 2.0 com a chegada de novas contas.
O interesse dos anunciantes por essas novas empresas online faz aumentar a disputa entre agências de publicidade, birôs e houses, provocando uma releitura nas estratégias e criações de peças e campanhas. Com isso, as agências convencionais têm criado departamentos online ou extensões de suas empresas, com os seus respectivos profissionais voltados única e exclusivamente para atender os jobs na web.
O extremo poder dessa mídia online faz com que repensemos a forma como devemos atuar diante dos anunciantes, e sobretudo, dos novos consumidores que se tornaram exigentes e atualizados perante os mais distintos acontecimentos no mundo.
Por fim, as agências publicitárias que não modificarem suas formas de trabalhar, podem perder consideravelmente suas contas e até fechar suas portas em um curto prazo.
Fernando Santana