quinta-feira, 12 de março de 2009

A força do viral


Eis uma ótima ferramenta a ser usada em tempos de crise financeira, o marketing viral tem sido cada vez mais utilizada nas campanhas publicitárias dos grandes anunciantes. O viral caracteriza-se pela aplicação de técnicas de marketing e de comunicação nas mais diversas redes sociais, que visam interligar determinados comportamentos, ideologias, atitudes e conceitos da dia-a-dia dos indivíduos, em prol do contato com as marcas. Essas ações provocam uma verdadeira epidemia no ambiente online.

Os e-mails, blogs, Twitter, Orkut, Facebook etc., são algumas ferramentas pertencentes a web que através da participação dos seus usuários disseminam as informações e ideais dessas campanhas, transformando-as em acessos, comentários e ações de compra, ou simplesmente causando mudanças no comportamentos dos indivíduos.

O marketing viral tem um custo baixo, alto alcance e provoca um grande frisson nos consumidores.

A força do viral traduz-se numa excelente oportunidade dos marketeiros e publicitários criarem e produzirem campanhas de alta qualidade e de fácil assimilação, nas quais repercutam de forma positiva para os anunciantes, ainda mais em épocas de crise. A exemplos da OiNikeVodafoneCoca-cola , Aeiou , Tapa na Macaca e Christina Aguilera Perfume.

No entanto, é bom ter cuidado para que as marcas não ajam de forma agressiva, e  com isso, causem idéias contrárias as suas propostas. Até por que o consumidor esta saturado de tantas inserções de publicidades, por isso, seus argumentos e ideais devem apresentar muita pertinência, clareza e precisão, e principalmente, que suas ações possam surpreender os consumidores.

Só uma dica: procurem ser ousados em sua campanhas, e por fim, usem e abusem de ambientes não convencionais, mas que estejam bem presentes no cotidiano das pessoas.


Fernando Santana

segunda-feira, 9 de março de 2009

Os "grandes" produtores das campanhas


Imaginar que os consumidores poderiam planejar, criar e executar campanhas publicitárias, a bem pouco tempo atrás, seria motivo de risos por profissionais de comunicação. Porém, assim como aprendemos a nos adaptar as convergências das mídas, com seus novos formatos e estruturas de apoio comercial, vimos que com o passar dos anos os consumidores se tornaram céticos e politicamente atuantes, em relação aos anúncios abusivos e enganosos.


O novo consumidor do século XXI não espera mais a informação, ele a cria. Qualidade e vantagens não são mais diferenciais apresentados pelos bens de consumo, e sim, uma exigência.


A publicidade e a propaganda está observando esses indivíduos bem de perto. E, propõe que eles planejem e desenvolvam novos conceitos para as campanhas publicitárias e interajam com elas, de acordo com os seus interesses, necessidades e desejos de consumo, gerando assim, uma melhor situação de custo-benefício. As campanhas JC Pá PumNescau 2.0TwixPitú e Brilux demonstram com precisão toda essa mudança de comportamento. 


Portanto, não se assustem se de hoje em diante o nome de parentes, amigos, vizinhos  e demais conhecidos estiverem presentes nas criações e produções de campanhas publicitárias de sucesso. Afinal, se antes a "coisa" estava distante de nós, na atualidade, tudo acontece bem próximo da nossa realidade.



Fernando Santana