Eis uma ótima ferramenta a ser usada em tempos de crise financeira, o marketing viral tem sido cada vez mais utilizada nas campanhas publicitárias dos grandes anunciantes. O viral caracteriza-se pela aplicação de técnicas de marketing e de comunicação nas mais diversas redes sociais, que visam interligar determinados comportamentos, ideologias, atitudes e conceitos da dia-a-dia dos indivíduos, em prol do contato com as marcas. Essas ações provocam uma verdadeira epidemia no ambiente online.
Os e-mails, blogs, Twitter, Orkut, Facebook etc., são algumas ferramentas pertencentes a web que através da participação dos seus usuários disseminam as informações e ideais dessas campanhas, transformando-as em acessos, comentários e ações de compra, ou simplesmente causando mudanças no comportamentos dos indivíduos.
O marketing viral tem um custo baixo, alto alcance e provoca um grande frisson nos consumidores.
A força do viral traduz-se numa excelente oportunidade dos marketeiros e publicitários criarem e produzirem campanhas de alta qualidade e de fácil assimilação, nas quais repercutam de forma positiva para os anunciantes, ainda mais em épocas de crise. A exemplos da Oi, Nike, Vodafone, Coca-cola , Aeiou , Tapa na Macaca e Christina Aguilera Perfume.
No entanto, é bom ter cuidado para que as marcas não ajam de forma agressiva, e com isso, causem idéias contrárias as suas propostas. Até por que o consumidor esta saturado de tantas inserções de publicidades, por isso, seus argumentos e ideais devem apresentar muita pertinência, clareza e precisão, e principalmente, que suas ações possam surpreender os consumidores.
Só uma dica: procurem ser ousados em sua campanhas, e por fim, usem e abusem de ambientes não convencionais, mas que estejam bem presentes no cotidiano das pessoas.
Fernando Santana
Você poderia falar um pouco mais desse tipo de marketing? Ou talvez falar como as ferramentas que você citou, são utilizadas para o marketing viral? Brigada :)
ResponderExcluirMuito bom esse tema. Vivemos numa época em que quanto mais sutilidade na publicidade melhor. Os consumidores não param em frente à televisão apenas para assistir a propagadas, não ficam buscando sites com vários pop-ups, pelo contrário, hoje em dia, as pessoas correm disso. Já é automático ao abrir um pop-up e você fechar sem nem ler, começar o intervalo do Jornal Nacional e você começar a conversar. É nessa circunstância que o meio vitual e o marketing viral ganham forças, as pessoas vão consumindo mídia sem sentir, interagem com ela e o melhor (para o anunciante): disseminam cada vez mais a informação/publicidade. O que toda empresa quer é ter seu nome falado (positivamente) por todos e o marketing viral é uma boa estratégia para isso.
ResponderExcluirPorém não é tão fácil assim, achei bastante pertinente, Fernando, você ressaltar o cuidado que as instituições devem ter com essa ferramenta. Tudo tem que ser muito bem pensado para não ter efeito contrário e complemento dizendo que a empresa precisa ter muito bem traçado o seu target, pois de nada adianta uma boa peça se não chega ao destino certo.
Renatinha, adorei tu ter comentado pq me despertou mais para a finaldidade do marketing viral.
ResponderExcluirA publicidade quando aplicada erroneamente, insistentemente, satura o consumidor e não trás o resultado esperado. Estudos no mercado, e ir aparecendo cautelosamente, em alguma casos, ajudam a disseminação.