quinta-feira, 12 de março de 2009

A força do viral


Eis uma ótima ferramenta a ser usada em tempos de crise financeira, o marketing viral tem sido cada vez mais utilizada nas campanhas publicitárias dos grandes anunciantes. O viral caracteriza-se pela aplicação de técnicas de marketing e de comunicação nas mais diversas redes sociais, que visam interligar determinados comportamentos, ideologias, atitudes e conceitos da dia-a-dia dos indivíduos, em prol do contato com as marcas. Essas ações provocam uma verdadeira epidemia no ambiente online.

Os e-mails, blogs, Twitter, Orkut, Facebook etc., são algumas ferramentas pertencentes a web que através da participação dos seus usuários disseminam as informações e ideais dessas campanhas, transformando-as em acessos, comentários e ações de compra, ou simplesmente causando mudanças no comportamentos dos indivíduos.

O marketing viral tem um custo baixo, alto alcance e provoca um grande frisson nos consumidores.

A força do viral traduz-se numa excelente oportunidade dos marketeiros e publicitários criarem e produzirem campanhas de alta qualidade e de fácil assimilação, nas quais repercutam de forma positiva para os anunciantes, ainda mais em épocas de crise. A exemplos da OiNikeVodafoneCoca-cola , Aeiou , Tapa na Macaca e Christina Aguilera Perfume.

No entanto, é bom ter cuidado para que as marcas não ajam de forma agressiva, e  com isso, causem idéias contrárias as suas propostas. Até por que o consumidor esta saturado de tantas inserções de publicidades, por isso, seus argumentos e ideais devem apresentar muita pertinência, clareza e precisão, e principalmente, que suas ações possam surpreender os consumidores.

Só uma dica: procurem ser ousados em sua campanhas, e por fim, usem e abusem de ambientes não convencionais, mas que estejam bem presentes no cotidiano das pessoas.


Fernando Santana

3 comentários:

  1. Você poderia falar um pouco mais desse tipo de marketing? Ou talvez falar como as ferramentas que você citou, são utilizadas para o marketing viral? Brigada :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse tema. Vivemos numa época em que quanto mais sutilidade na publicidade melhor. Os consumidores não param em frente à televisão apenas para assistir a propagadas, não ficam buscando sites com vários pop-ups, pelo contrário, hoje em dia, as pessoas correm disso. Já é automático ao abrir um pop-up e você fechar sem nem ler, começar o intervalo do Jornal Nacional e você começar a conversar. É nessa circunstância que o meio vitual e o marketing viral ganham forças, as pessoas vão consumindo mídia sem sentir, interagem com ela e o melhor (para o anunciante): disseminam cada vez mais a informação/publicidade. O que toda empresa quer é ter seu nome falado (positivamente) por todos e o marketing viral é uma boa estratégia para isso.
    Porém não é tão fácil assim, achei bastante pertinente, Fernando, você ressaltar o cuidado que as instituições devem ter com essa ferramenta. Tudo tem que ser muito bem pensado para não ter efeito contrário e complemento dizendo que a empresa precisa ter muito bem traçado o seu target, pois de nada adianta uma boa peça se não chega ao destino certo.

    ResponderExcluir
  3. Renatinha, adorei tu ter comentado pq me despertou mais para a finaldidade do marketing viral.

    A publicidade quando aplicada erroneamente, insistentemente, satura o consumidor e não trás o resultado esperado. Estudos no mercado, e ir aparecendo cautelosamente, em alguma casos, ajudam a disseminação.

    ResponderExcluir