Ao relembrar da estrutura 1.0 que durante anos perdurou no ambiente da rede mundial de computadores, vale contemplar que as páginas da web possuíam mais textos, imagens e modestas propagandas. Na verdade, sua plataforma remetia às publicações de revistas, jornais, cartazes, entre outras.
Depois, surgiu a multiplataforma 2.0 e todos os seus recursos que permitiram a busca de informações, dados, conteúdos e notícias nas mais distintas partes do planeta através de desktops, notebooks, PDA’s, celulares e demais dispositivos portáteis.
Todos esses mecanismos contribuíram para uma reformulação nos formatos, conceitos e ferramentas publicitárias do universo online. Internautas lêem, absorvem, criam e compartilham novas informações diariamente com seus amigos ou outros internautas afins.
Atualmente, qualquer notícia pode gerar grande repercussão. Por isso, os blogs, fotologs, Orkut, Facebook, Twitter, Second Life têm chamado atenção de milhares de usuários com o objetivo de compartilhar suas experiências e conhecimentos.
Diante dessa mudança, a publicidade reorganiza as suas estratégias e conceitos na criação de peças e campanhas voltadas ao atendimento desse novo consumidor. As ações e inciativas possuem fácil assimilação, grande interatividade e, acima de tudo, resultam em vendas.
Fernando Santana