A campanha presidencial dos EUA do ano de 2008, não premiou a população mundial apenas com o perfil sério e compromissado desse cidadão americano, chamado Barack Obama, mas, nos deu a possibilidade de vermos em ação os mais variados atributos que as novas mídias, e com elas, todas as suas contribuições tecnológicas.
Durante todo o processo de sua campanha, Obama foi detalhista, no qual por muitos especialistas ligados as áreas de política, economia, administração e comunicação foi considerado um estrategista minucioso em oratória, técnicas publicitárias, gestão e negócios.
Toda essa campanha eleitoral nos levou a crer na utilização de novos mecanismos, ferramentas e estruturas nas quais possam abrilhantar, conduzir e envolver de forma profética o maior número de eleitores.
Alguns críticos poderão dizer que essa vitória estava nas "mãos" por "N" motivos. Porém, se não fossem os esforços de toda a equipe responsável pela estrutura montada em volta desse grande divã das urnas, sem tirar nenhum mérito do próprio Obama, nada disso poderia ter saído tão perfeito.
Na verdade, o Barack Obama e os estrategistas de sua campanha usaram e abusaram de todos os benefícios que as novas mídias poderíam dispor, tudo isso através de mensagens em mídias offline, seja em TV, cartazes, embalagens, tênis, anúncios de oportunidade etc., ou online, através de mecanismos relacionados ao universo da web. Sua campanha realmente ensinou para os diversos publicitários espalhados em todo o mundo como devemos planejar e criar as táticas a favor do uso da Internet, sejam nos blogs, MSN, e-mail, Orkut, Facebook, My Space, Twitter, Second Life, e principalmente no YouTube. Todas essas ferramentas estão atreladas aos diversos mecanismos práticos e conceituais do marketing viral. Vale ressaltar, que o Obama contou com a contribuição de alguns internautas, entre eles eleitores ou apenas admiradores, para que sua campanha tivesse toda essa repercussão.
Portanto, a forma como foi planejada e conduzida toda essa campanha eleitoral nos faz refletir ainda mais que não podemos ter fórmulas, ou conceito único e muito menos uma metodologia básica na elaboração e realização das ações.
Fernando Santana
É válido lembrar também que ao usar os artificios online, ele pode até mesmo ter mais segurança na eleção (no sentido de auto-confiança), a partir do momento que tinha chance de ver a resposta dos eleitores quase que instantaneamente. É preciso saber usar a interação que a internet oferece de maneira positiva e favorável, e Obama soube fazer isso muito bem!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, é muito legal mostrar a publicidade aplicada, dar exemplos com assuntos atuais e reais nos deixa mais interados do assunto.
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ResponderExcluiradorei o texto!
ResponderExcluiraborda de forma clara e simples o que vivemos atualmente. é realmente impossível divulgar algo sem fazer uso dos inúmeros recursos hoje oferecidos pelo mídia.
no caso de obama, ele e seu competentíssimo grupo de campanha soube utilizar-se desses meios para impulssionar sua corrida eleitoral.