A Internet tem se tornado dia-a-dia um dos meios de comunicação mais acessados pelos indivíduos, seja, pela presença de milhares de lan houses distribuídas nos mais distintos bairros de grandes e pequenas cidades do país, ou pela facilidade que o consumidor tem de adquirir um computador ou dispositivo móvel que possua acesso a grande rede, por meio de promoções ou diversos tipos de financiamentos, mas, sobretudo pela agilidade e dinamismo que esse meio apresenta ao divulgar conteúdos e informações de forma instantânea.
Essa conduta adquirida pelos seus usuários, é proveniente da correria diária, afinal não são todos, mas, a grande maioria das pessoas não dispõe de tempo para ler um bom jornal ou revista de forma detalhada, assistir a um noticiário completo na TV ou ouvir todas as informações que estão ocorrendo em sua cidade por meio das diversas emissoras de rádio etc.. No entanto, a convergência de todos esses meios de comunicação, que somados, designaram o grande "boom" que a Internet tem hoje. Pois, a rapidez, o dinamismo e principalmente, a interatividade que esse "bolo" digital implantou diante dos internautas, tem facilitado a vida de muitos usuários, sejam, empresários, executivos, professores e demais profissionais e até mesmo, estudantes.
Talvez, um dos pontos que mais contribuiu para que esse mecanismo obtivesse essa crescente, foi a capacidade de interação entre os milhões de usuários que acessam essa plataforma digital, ora nos blogs, fotologs, ora através de conversas instantâneas, fóruns, declarações e depoimentos nas mais distintas redes sociais. Tendo em vista que os internautas ganharam visibilidade, conquistaram seus espaços diante de anunciantes e profissionais da área de comunicação, mas, sobretudo adquiriram respeito em relação a qualidade e a excelência nos serviços das marcas que consomem. Não são tratados apenas como meros clientes e sim, como elementos "sine qua non" para o crescimento e melhoria dos produtos, serviços e marcas.
Não foi a toa que o termo Web 2.0 aflorou a prática de novos objetivos, estratégias e táticas de atendimento, distribuição, preço, ações de merchandising etc., mediados por diversos profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e principalmente, anunciantes. Vale ressaltar, que o emprego e a aplicação da semântica nos formatos e estruturas da Internet irão aprimorar ainda mais a qualidade das informações, através de pesquisas e consultas em sites, troca de dados e conteúdos através dos diversos dispositivos conectados a grande rede. E, a essa nova plataforma de acesso a Internet, dar-se o nome de Web 3.0.
Contudo, é necessário pontuar a evolução e ao mesmo tempo a revolução digital que estamos enfrentando em nosso dia-a-dia. Porém, não são todos os indivíduos que conseguem acompanhar essas transformações, esses, por sua vez, intitulamos de "imigrantes digitais", já aqueles que cresceram envolvidos pelos milhares de recursos e mecanismos tecnológicos, damos o codinome de "nativos digitais". Todavia, os dois últimos assuntos abordados são excelentes temas para debatermos posteriormente.
Fernando Santana
O assunto é muito interessante. Uma revolução de fato dominou nossa era, tomou conta de quem cresceu nesse ambiente, e quer chegar até mesmo naqueles que não estão tão adaptados às proezas da tecnologia, e consequentemente da Web 2.0 (ou 1.o ou 3.0). Sobre os nativos e imigrantes digitais, pq não começar a explicar quem eles são? os dois fazem parte dessa era, são protagonistas dela e merecem um espacinho!!
ResponderExcluirObrigado por esse comentário tão construtivo. Continue acompanhando os próximos artigos.
ResponderExcluirE, em breve poderá visualizar neste blog algumas características que diferenciam os imigrantes dos nativos digitais.