Em tempos de crise econômica mundial, os grandes anunciantes estão poupando o máximo de capital monetário para se manter no mercado. Diante disso, estamos aprendendo a conviver com demissões de milhares de profissionais em todo o mundo, baixo investimento nas operações, desenvolvimentos e expansões de negócios e, infelizmente, para nós publicitários, tudo isso tem gerado diversas quebras de contratos entre agências de publicidade e clientes.
Por trás desse universo da publicidade existe um volumoso número de agências, birôs de criação, mídia, planejamento, produtoras, gráficas, veículos de comunicação, e com eles, seus respectivos profissionais, que estão sendo prejudicados com a retenção de algumas verbas, causando a demissão de muitos ou transformando alguns em freelancers.
O ano de 2009 está sendo apontado por muitos economistas, administradores, comunicólogos e publicitários como o ano em que as empresas devem agir com muita cautela a fim de poupar certos gastos desnecessários. Todavia, para os publicitários, apesar da forte concorrência para adquirir novas contas, 2009 deve ser o ano das estratégias e atitudes ousadas, visando cativar os anunciantes insatisfeitos, sem esquecer de desenvolver táticas inteligentes e inovadores para manter suas contas.
Por isso, afirmo com bastante clareza e convicção que uma das soluções para fazer com que as empresas continuem investindo em divulgação é se apoiando à publicidade digital, utilizando blogs, Orkut, Facebook, Twitter, MSN e demais redes sociais. Os respectivos investimentos nessas redes são fundamentais, afinal, apresentam baixo custo, maior capacidade de se fazer publicidade dirigida, personalizada e agilidade na mensuração. Por fim, outras opções poderão surgir mediante o planejamento e a criatividade, o que dá a possibilidade de inserção de peças, campanhas e novos conceitos a partir das mídias alternativas.
Fernando Santana
Este ano pode até mesmo ser considerado o ano da criatividade, da superação. Em outros posts, já devo até ter comentado, é em momentos de crise em que crescemos, mudamos, inovamos e acima de tudo nos fortalecemos - seja com ideias mais sólidas ou com a união das equipes (ainda que com os profissionais que restaram).
ResponderExcluirConcordo com você, acredito que este seja um momento que deve ser aproveitado positivamente, utilizando meios mais baratos mas não menos interessantes. Basta usar a criatividade e dai vem a auto-superação.